«

»

Imprimir Post

Não passe vergonha! {Dicas para os noivos e convidados evitarem as gafes mais comuns em casamentos}

leao com vergonha Não passe vergonha! {Dicas para os noivos e convidados evitarem as gafes mais comuns em casamentos}
Foto: http://danielalvespena.wordpress.com/
Quando falamos em casamento elegante, não estamos nos referindo apenas à decoração e ao serviço de buffet servido na recepção, mas sim ao comportamento dos noivos e convidados em um momento em que bom senso e educação são fundamentais para o sucesso do evento.
Por mais que o tempo apague ou transforme uma gafe em uma lembrança engraçada para contar aos amigos, o comportamento inadequado pode causar constrangimento não somente a quem comete tal ato, mas também às pessoas ao redor. Melhor do que se arrepender e querer voltar atrás e apagar o que está feito é se comportar adequadamente e evitar situações embaraçosas e vergonhosas.
Seguindo algumas regrinhas básicas de etiqueta, tanto os anfitriões da festa quanto os convidados ficam livres do famoso “ai meu Deus, que vergonha!” e da fama instantânea pela gafe cometida; afinal, não há nada mais desagradável do que ficar conhecida por ter pago um mico gigantesco, não é verdade?
v  Para os noivos
ü  Pontualidade
Não há nada mais elegante do que uma noiva pontual. É claro que atrasar alguns minutinhos é aceitável, mas deixar os convidados esperando pelo início da cerimônia por horas a fio, é desagradável e desrespeitoso.
ü  Traje da noiva
O traje da noiva deve acompanhar o horário e local da cerimônia. Não dá pra usar brilho durante o dia ou um chapéu à noite. Casamento numa chácara pede um tipo de vestido, uma cerimônia pela manhã em um local fechado outro, e assim por diante.
Cuidado com o tamanho do bouquet. O segredo é escolher um modelo pequeno, harmonioso e que não esconda nem ofusque o vestido da noiva.
ü  Presentes
Jamais peça presentes em dinheiro aos seus convidados. Casamento não é festa beneficente. É extremamente deselegante e transmite a ideia de venda de convites para o casamento.
ü  Padrinhos
A quantidade ideal de padrinhos no altar é de 3 – 4 casais por noivo. Mais do que isso já deixa o altar poluído e apertado, além de prolongar o tempo da cerimônia.
ü  Convidados
Permitam sempre que seus convidados solteiros levem um acompanhante. É muito chato ir a uma festa desacompanhado.
ü  Comportamento
Sabemos que o momento é bastante romântico. Entretanto, beijos calientes podem ser deixados para mais tarde, quando o casal estiver a sós, ok?
Conversem, circulem, andem por todas as mesas, sejam atenciosos com todos os presentes e cumprimentem todos os convidados que compareceram ao casamento para prestigiá-los.
A ocasião requer brinde e celebração, mas não exagerem na bebida. Aproveitem a festa com consciência e tenham apenas boas recordações.
v  Para os convidados
ü  Convite
Interprete o convite adequadamente. Sr. Fulano de Tal e Família, significa que o casal, filhos e “apêndices” (nora, genro, avós, enfim) estão convidados. Sr. e Sra. Fulano de Tal ou Sr. Fulano de Tal e Sra. ou ainda, Fulano e Fulana, significa que o convite é apenas para o casal e não se estende aos filhos e demais familiares. Sr. Fulano de Tal ou Sra. Fulano de Tal, significa que o convite é apenas para a pessoa cujo nome foi citado.
R.S.V.P. é a sigla da expressão francesa Respondéz S’il Vous Plâit (Responda Por Favor). Em geral, aparece impressa na parte inferior do convite, à esquerda, ou em um cartãozinho em anexo, seguida de um número de telefone ou email para que o convidado confirme sua presença na festa. Caso haja esta sigla em seu convite, confirme quantas pessoas comparecerão à festa, para que os noivos, a assessora e o buffet possam se organizar.
ü  Convidados mirins
Pense bem antes de levar crianças para o casamento, especialmente se forem muito novinhas. Como as festas de casamento costumam durar madrugada adentro, os pais correm o risco de não conseguirem se divertir por causa dos pequenos, que ficam inquietos, sonolentos e impacientes.
Isso sem contar que não há nada mais desesperador para uma mãe, quando a criança começa a chorar durante a cerimônia e não há nada que a faça parar. É melhor para todos deixá-las em casa com os avós ou alguém de confiança.
ü  Pontualidade
Respeite o horário indicado no convite. Chegar após o início da cerimônia atrapalha quem já está acomodado em seu lugar e o convidado ainda perde um dos momentos mais emocionantes do casamento: a entrada da noiva.
Caso não compareça à cerimônia desista de comparecer à festa também. É deselegante e dá a impressão de que você apareceu somente para jantar.
Há hora para chegar e também há hora para ir embora. Não seja o último a sair da festa. Os noivos estarão exaustos ao final da festa; não os obrigue a ficar “fazendo sala” para você.
ü  Trajes
Para as mulheres, na hora de escolher a cor do vestido, esqueça o branco/gelo/marfim/off white. Neste dia, essas cores são exclusivas para a noiva. Para as madrinhas, além dessas cores, o preto deve ser evitado.
Muito cuidado com os exageros. Decotes profundos e pouco comprimento para a saia/vestido são inadequados para a ocasião. Grandes fendas e transparências também devem ser evitadas.
Para os homens, ternos preto, marinho ou cinza são os mais elegantes para a ocasião. Jeans, nem pensar!
Casamento informal, especialmente na praia, não significa que os convidados devam comparecer trajando maiô, bermuda e chinelo. A ocasião pede que todos tenham consideração com os noivos e estejam bem trajados.
ü  Presentes
Caso a loja onde os noivos escolheram para fazer sua lista de presentes não se encarregue de fazer a entrega dos itens comprados, entregue seu presente, pessoalmente, com antecedência, na casa dos pais da noiva. Se por algum motivo não foi possível entregá-lo antes do casamento, leve-o a casa dos pais da noiva no dia seguinte ao casamento.
Evite levar o presente para a igreja ou para o local da festa, entretanto, caso o leve entregue para a assessora ou para os pais da noiva.
ü  Doces, bem casados e lembrancinhas
Os doces devem ser degustados durante a festa. Nada de enfiar as guloseimas na bolsa para saboreá-los posteriormente. Pedir para levar um pedaço de bolo, então, nem pensar!!! Pelo Amor de Deus, não! Para isso, geralmente se oferecem os tradicionais bem casados, que também devem ser levados para casa com moderação. Sair da festa com as mãos carregadas de bem casados é absolutamente H-O-R-R-O-R-O-S-O!!! Você não está passando fome certo?
O mesmo se aplica às lembrancinhas. A quantidade é calculada para todos os convidados. Você não precisa levar mais do que uma.
ü  Comportamento
Não fique pentelhando o fotógrafo e nem se jogue em cima dos noivos quando estes estiverem sendo fotografados. No momento certo você irá aparecer nas fotos.
O bom e velho conselho de mãe: beba com moderação! Ninguém aguenta pessoas que exageram na bebida e perdem a noção do certo e errado, ficando chatas, inconvenientes e deixando os outros convidados constrangidos.
Aja com naturalidade. Nada de falar alto, querer fazer discurso, atrapalhar os protocolos do cerimonial ou receber o espírito do Michael Jackson quando a banda estiver tocando, ok? A noite é dos noivos. Apenas eles devem se destacar.
Não leve para casa objetos como arranjos de flores, talheres, taças e demais itens que façam parte da decoração ou do serviço de buffet, a não ser que tenha um cartãozinho indicando que este objeto é a lembrancinha do casamento; do contrário, os noivos terão que pagar pela reposição do item faltante.
Ao final da festa, se você não gostou de algo como o prato servido ou as músicas executadas, guarde o comentário para você. Não há nada mais indelicado do que sair por aí (principalmente nas redes sociais) criticando uma festa para a qual os convidados foram escolhidos a dedo.
Educação é bom e todo mundo gosta. E isso serve para qualquer situação, inclusive para os casamentos. O casamento é um momento único e emocionante e deve ser aproveitado ao máximo por todos os presentes, noivos e convidados, entretanto bom senso e boas maneiras são imprescindíveis para um bom convívio social.
img 2674 Não passe vergonha! {Dicas para os noivos e convidados evitarem as gafes mais comuns em casamentos}

Link permanente para este artigo: http://www.mocascasamenteiras.com/2011/06/nao-passe-vergonha-dicas-para-os-noivos-e-convidados-evitarem-as-gafes-mais-comuns-em-casamentos.html