«

»

Imprimir Post

Convites de casamento {Como endereça-los corretamente}

012612 0203 Convitesdec1 Convites de casamento {Como endereça los corretamente}Fonte: http://omundodoseventos.blogspot.com/

Após fazer e refazer a lista de convidados para o casamento dezenas de vezes é chegado o momento de endereçar os convites. E você achou que elaborar a lista fosse a parte mais difícil de todo o planejamento? Não foi. Os esforços agora se concentram para que os convites sejam endereçados de maneira correta. Parece frescura? Não é. Existem diferentes maneiras de endereçar o convite, dependendo da relação entre os convidados (namorados, casados, divorciados, etc) e da intenção de quem se quer convidar em uma família (todos os membros, apenas o casal, apenas um membro da família, etc).

O convite endereçado de modo errôneo, por grafia incorreta do nome do convidado ou a quem se destina o convite, pode arruinar a elegância do seu casamento ou ainda exceder o número de convidados, prejudicando a qualidade da recepção.

Outro aspecto importante é o nível de formalidade do seu casamento. O convite é a primeira impressão que os convidados terão da sua festa. Caligrafar o nome completo dos convidados, além de elegante é uma demonstração de carinho com as pessoas que irão prestigiá-los no dia do casamento. Faça uso dos pronomes de tratamento Sr. e Sra. para os convidados mais velhos. O uso de apelidos para os amigos mais íntimos também é aceito, entretanto, em uma ocasião tão importante como o casamento, é de extremo bom gosto e elegância manter o nome completo do seu convidado.

  • Para convidar todos os membros de uma família que residam juntos o correto é endereçar o convite em nome do chefe de família. Subentende-se que os demais membros também estão convidados (esposa, filhos e respectivos namorados(as), mesmo estes últimos não morando na mesma residência).

    Se a ideia é convidar pais e filhos que não residam mais na mesma casa é necessários que os convites sejam enviados separadamente – um para os pais e outro para cada filho que morar em casa distinta.

    Sr. Mauricio Moretti Castro e Família


  • Para convidar um casal casado em que ambos possuam o mesmo sobrenome, o convite é endereçado em nome do esposo sem, entretanto, deixar de mencionar a esposa no convite. Neste caso, o convite destina-se apenas ao casal e não se estende aos demais familiares.

    Sr. e Sra. Mauricio Moretti Castro

    ou

    Sr. Mauricio Moretti Castro e Sra.


  • Para convidar um casal casado, de namorados ou noivos com sobrenomes diferentes, mas que residam juntos, as regras de etiqueta determinam que o convite seja endereçado aos dois.

    Quando o casal não reside na mesma casa, o ideal é que os convites sejam enviados individualmente. No entanto, é bastante comum e aceitável enviar apenas um convite para os dois.

    Sr. Mauricio Moretti Castro

    e Sra. Maria Clara Moura

    ou

    Sr. Mauricio Moretti Castro e Sra. Maria Clara Moura


  • Para convidar um casal gay que residam juntos procede-se do mesmo modo que o anterior. O convite deve ser endereçado aos dois e neste caso, o primeiro nome deve ser o da pessoa com que o casal possui mais intimidade.

    Caso não residam juntos deve-se enviar os convites individualmente.

    Sr. João Paulo Barros

    e Sr. Daniel Mendes de Oliveira

    ou

    Sr. João Paulo Barros e Sr. Daniel Mendes de Oliveira

    ou

    João Paulo Barros

    Daniel Mendes de Oliveira

    ou

    João Paulo Barros e Daniel Mendes de Oliveira


  • Para convidar uma amiga(o) solteira(o), não é necessário que o nome seja precedido de pronome de tratamento. O Srta., portanto, é dispensável mas o nome da convidada deve ser escrito completo.

    Gabriela Lopes Albuquerque


  • Parentes e padrinhos de casamento podem ser convidados de forma carinhosa e mais informal, dispensando o uso do nome completo.

    Aos meus queridos pais

    Aos meus amados avós

    Ao querido irmão Rodrigo

    Aos Padrinhos André e Mayra

    Aos Padrinhos Felipe, Natalia e Família


Pronto! Os destinatários já estão definidos e a grafia dos nomes já foi checada e está correta. É hora de entregar os convites de casamento nas mãos de uma excelente calígrafa. Jamais entregue a quantidade exata de convites a serem subscritos. Quando for encomendar os convites, na gráfica, encomende convites extras uma vez que a calígrafa pode cometer algum erro ou rasura, e encomendar uma impressão extra sai bem mais caro.

Caso precise enviar algum convite pelo correio nunca (nós dissemos nunca!) escreva o endereço do destinatário (e nem do remetente, claro!) no próprio envelope do convite. Fica horrível!!! O correto é colocar o convite envelopado dentro de outro envelope maior e neste escrever o endereço. Assim, seu convite ficará protegido e chegará todo lindo e elegante nas mãos do seu convidado.

Link permanente para este artigo: http://www.mocascasamenteiras.com/2012/01/convites-de-casamento-como-endereca-los-corretamente.html