«

»

Imprimir Post

R.S.V.P. {Répondez S’il Vous Plaît}


012113 1728 RSVPRpon1 R.S.V.P. {Répondez S’il Vous Plaît}

Foto: http://juntandoascanecas.blogspot.com/

 

Muito utilizado na Europa R.S.V.P. é a abreviatura da expressão francesa Répondez S’il Vous Plaît. No Brasil, traduzida para “Responda, por favor” ou “Favor confirmar presença”, a expressão ganhou espaço nos convites de casamento com a finalidade de confirmar a presença dos convidados no evento. A ideia é permitir que os noivos organizem-se melhor durante a contratação dos fornecedores, poupando gastos desnecessários e planejando tudo de modo a fornecer conforto a todos os seus queridos, permitindo que todos fiquem bem acomodados e bem servidos.

A sigla R.S.V.P. geralmente aparece impressa, alinhada à esquerda, na parte inferior do convite ou em um cartão menor anexado ao mesmo, e vem acompanhada de um número de telefone, site ou endereço de email para que o convidado entre em contato e informe se comparecerá e quantas pessoas irão ao evento.

A confirmação pode ser realizada de três maneiras:

 

  • R.S.V.P. Ativo

O contato com os convidados é feito através de um telefonema ou endereço de email. Quem realiza essa confirmação, geralmente é uma assessora de casamentos/cerimonialista, cerca de 20 dias antes do casamento.

 

  • R.S.V.P. Passivo

O próprio convidado entra em contato com a empresa responsável pelo serviço, informando se comparecerá ou não ao evento, até a data estabelecida no convite para este fim.

 

  • R.S.V.P. Ativo e Passivo

Neste tipo de serviço os convidados possuem um prazo para confirmarem a presença, através do R.S.V.P. Passivo. Caso não o façam, a assessora de casamentos entra em contato por meio do R.S.V.P. Ativo.

 

Na prática, verifica-se que, infelizmente, a maior parte dos convidados não entra em contato para confirmar a presença, o que acaba sim, por gerar gastos extras aos noivos, especialmente em relação ao serviço de buffet.

A dica, para o casal que não quer sair no prejuízo (e acredite, já vimos grandes prejuízos!), é conversar com a sua própria assessora e verificar quanto à disponibilidade deste serviço. Muitas empresas de assessoria possuem o serviço de R.S.V.P. incluso no pacote de assessoria do dia e, outras, cobram a parte. Isto garantirá qualidade na organização final do seu grande dia, permitindo que o casal curta a cerimônia e a festa de casamento com segurança, tranquilidade e economia.

 

012113 1728 RSVPRpon2 R.S.V.P. {Répondez S’il Vous Plaît}

Foto: http://blog.bridesmaid.com/

Link permanente para este artigo: http://www.mocascasamenteiras.com/2013/01/r-s-v-p-repondez-sil-vous-plait-2.html