«

»

Imprimir Post

Afinal, quanto se gasta com o casamento?

Coração Afinal, quanto se gasta com o casamento?
Foto: http://www.enlacecasamentos.com.br
Sem dúvida alguma, quando o assunto é casamento a maior preocupação dos noivos está relacionada ao orçamento da cerimônia e recepção. Pensando nisso, a noivíssima Talyta nos pediu para que publicássemos uma postagem detalhando quanto se gasta em cada item de um casamento.
Para tanto, o primeiro passo é a definição, pelo casal, do investimento destinado à aquisição dos produtos e serviços para o evento. A seguir, recomenda-se que os noivos façam uma lista de prioridades entre todos os itens que serão contratados, para que os gastos possam ser direcionados.
É simples. Para o casal que prefere uma gastronomia mais elaborada e um excelente fotógrafo, investe-se mais nestes serviços e reduz-se os gastos em outros, como por exemplo, no convite e nas lembrancinhas.
Definidos o investimento e a ordem de prioridades entre todos os produtos e serviços, o passo seguinte é pesquisar, pesquisar e pesquisar. A quantidade de fornecedores no mercado é imensa e os valores oscilam bastante. Existem opções para todos os bolsos e gostos.
Mas atenção! Muitíssimo cuidado para que o barato não saia caro. Nada de sair por aí assinando contrato com o primeiro fornecedor que agrade ao casal. Converse com quem já casou, peça indicações, utilize a internet a seu favor e verifique as referências dos fornecedores que são do seu interesse e compare ao menos 3 orçamentos, avaliando o custo/benefício de cada um. Caso não possua disponibilidade de tempo ou paciência para todas estas tarefas, delegue-a a uma assessora de casamentos; seguramente, ela poderá ajudar na escolha. O importante é que, ao final, o valor do serviço seja adequado ao seu bolso e atenda às suas expectativas.
No geral, para um casal que pretende equilibrar os gastos com os itens de um casamento (cerimônia e recepção), sugere-se:
v  30% do orçamento são destinados à gastronomia e bebidas;
v  15% à decoração, incluindo-se o bouquet de flores da noiva;
v  12% à fotografia e filmagem;
v  10% aos trajes dos noivos;
v  10% à música;
v  8% aos locais da cerimônia e recepção;
v  5% aos gastos extraordinários;
v  3% aos convites;
v  3% às lembrancinhas;
v  2% às cerimônias religiosa e civil;
v  2% ao carro da noiva;
Vale lembrar que as porcentagens acima são apenas uma estimativa, para se equilibrar os gastos com os fornecedores. Esses valores podem divergir de acordo com a prioridade do casal. Alguns preferem investir mais em uma banda famosa, que garanta a pista cheia durante toda a noite, outros em um fotógrafo renomado, e por aí vai.
O mais importante é que o casal defina suas prioridades, o valor a ser investido e siga este planejamento com responsabilidade, a fim de evitar estresse e gastos desnecessários.
Wedding 5545 Afinal, quanto se gasta com o casamento?
Foto: Carolina Guzik

Link permanente para este artigo: http://www.mocascasamenteiras.com/2013/02/afinal-quanto-se-gasta-com-o-casamento.html