«

»

Imprimir Post

Estilos de serviço de buffet

Um dos pontos altos em uma festa de casamento, independente de ser uma recepção para 100 ou para 50 pessoas, é a gastronomia; afinal, pela nossa cultura, qualquer tipo de comemoração pede uma boa comida e, para uma celebração tão importante como um casamento não poderia ser diferente.
Mas o que servir para os convidados? Para responder a esta pergunta e organizar um serviço de buffet perfeito é necessário, primeiramente, que os noivos definam o número de convidados, o estilo do casal, o investimento destinado à parte gastronômica e o horário em que acontecerá a recepção.
Após definidos estes quesitos os noivos podem, finalmente, escolher entre brunch, almoço, café colonial, coquetel, jantar ou bolo com champagne.
v  Brunch
ü  Totalmente informal, o brunch é recomendado para recepções de casamentos realizadas entre o período da manhã e o horário do almoço, entre 10h e 12h, aproximadamente; o brunch é um estilo de serviço de buffet que abrange os alimentos servidos no café da manhã e em um almoço leve (brunch = breakfast + lunch).
ü  O cardápio inclui itens como pães variados, biscoitos, petit fours, bolos, cupcakes, diversos tipos de queijo, frios, manteiga, requeijão, patês, geleias, doces em compotas, frutas, suco de frutas, leite, café, chás, água aromatizada, achocolatado, tortas salgadas e doces, canapés, suflês, quiches, crepes e panquecas.
ü  O tradicional bolo de casamento, doces e bem casados também devem ser inclusos, afinal, é uma festa de casamento!
ü  Pode-se incluir espumante para o momento do brinde; outros tipos de bebidas alcóolicas estão dispensados.
 
59590 Estilos de serviço de buffet
v  Almoço
ü  Menos formal que o jantar, o almoço é recomendado para recepções de casamentos realizadas entre às 12h e às 14h; o almoço pode ou não ser precedido por um coquetel.
ü  O cardápio deve agradar ao paladar de todos os convidados; deste modo, recomenda-se a escolha de dois tipos de carne (uma vermelha e uma branca) e, no mínimo, um acompanhamento para cada uma delas. Os noivos podem optar ainda por dois acompanhamentos que combinem com a carne vermelha e com a carne branca, simultaneamente.
ü  Após o almoço, o casal pode servir uma sobremesa ou substituí-la pelo bolo, doces e bem casados. Porém, nada de trocar o bolo, os doces e os bem casados pela sobremesa; deste modo, o almoço de casamento fica com aspecto de um almoço comum.
ü  Bebidas como água, refrigerante e suco de frutas são fundamentais, uma vez que muitas pessoas dispensam bebidas alcóolicas;
ü  A escolha das bebidas alcóolicas está condicionada à escolha dos pratos servidos, com exceção do whisky, utilizado para o coquetel e do espumante, utilizado, especialmente, para o brinde. 
 
Finger Food polentinha Estilos de serviço de buffet
Foto: http://www.maiscasamentos.com.br
v  Café Colonial
ü  Opção ainda pouco usada, o café colonial é recomendado para recepções de casamentos realizadas entre às 15h e às 17h, e substitui o tradicional almoço de casamento, tornando a comemoração um pouco mais informal.
ü  O cardápio inclui praticamente os mesmos itens servidos no brunch;
ü  Como nos demais estilos de serviço de buffet, o bolo, os doces e os bem casados permanecem inclusos;
ü  Além do espumante para o brinde ou para ser servido durante toda a recepção, em função do horário pode-se incluir vinhos e licores.
 
leite bolacha casamento2 Estilos de serviço de buffet
Foto: http://www.casamentoclick.com.br
v  Coquetel
ü  Mais formal que o café colonial, o coquetel é recomendado para recepções de casamentos realizados após às 17h ou precedendo o almoço ou o jantar.
ü  Caso o estilo escolhido seja apenas o coquetel, sem almoço ou jantar a seguir, o cardápio deve ser mais completo e variado, incluindo itens como canapés, espetinhos de frios e frutas, salgados quentes (assados, folhados e fritos), salgados frios, mini cumbucas com um alimento quente e, para finalizar, um prato quente, como uma massa, por exemplo.
ü  O bolo de casamento, os doces artesanais e os bem casados complementam e encerram o coquetel.
ü  As bebidas devem ser bem diversas; água, refrigerante, suco de frutas, cerveja, caipirinha, coquetéis, whisky, vinho e espumante.
 
imagem13 Estilos de serviço de buffet
Foto: http://www.amareloouro.com
v  Jantar
 
ü  Geralmente formal e sofisticado, o jantar o é recomendado para recepções de casamentos realizadas após às 19h e na grande maioria das vezes é precedido por um coquetel.
ü  O cardápio deve incluir, pelo menos, uma entrada (geralmente uma salada), uma massa e um prato principal (um tipo de carne com dois tipos de acompanhamentos).
ü  Após o jantar, é elegante servir uma sobremesa, seguida pelo bolo, doces e bem casados.
ü  Bebidas como água, refrigerante e suco de frutas são fundamentais, uma vez que muitas pessoas dispensam bebidas alcóolicas;
ü  As bebidas devem ser bem diversas; água, refrigerante, suco de frutas, cerveja, caipirinha, coquetéis, whisky, vinho e espumante.
 
viko tangoda 01 Estilos de serviço de buffet
Foto: http://www.constancezahn.com
v  Bolo com Champagne
ü  Elegante, porém menos formal que o jantar, o bolo com champagne é recomendado para recepções de casamentos realizadas por volta das 12h ou após às 19h.
ü  Neste tipo de serviço de buffet, o cardápio inclui, como o próprio nome já diz, o bolo de casamento. É possível ainda acrescentar doces finos e bem casados; mais do que isso já se torna um coquetel.
ü  Além do champagne, recomenda-se servir água, refrigerantes e sucos e, pode-se servir, ainda, cerveja, caipirinha, coquetéis, whisky e vinho.
 
Champagne%252520%2526%252520Renda Estilos de serviço de buffet
Foto: http://www.hostessblog.com 

Link permanente para este artigo: http://www.mocascasamenteiras.com/2013/02/estilos-de-servico-de-buffet.html