«

»

Imprimir Post

Lista de presentes no convite de casamento {Pode ou não pode?}

O assunto é polêmico! Anexar ou não o cartãozinho indicando onde está a lista de presentes de casamento do casal?
mulher pensativa Lista de presentes no convite de casamento {Pode ou não pode?}
Algumas pessoas são categóricas em dizer NÃO. Os especialistas em boas maneiras afirmam que não há nada mais deselegante do que receber um convite acompanhado de um “pedido” de presentes. Tal ato transmite a ideia de que os convidados estão pagando para estar na festa de casamento.
Para eles, o convite, como o próprio nome já diz, é para convidar as pessoas para o seu casamento; deve informar data, local e horário em que será realizada a cerimônia e a festa, e não onde se encontra a lista de presentes.
Segundo eles, os convidados que possuem a intenção em presentear os noivos, com certeza perguntarão ao casal ou aos pais dos noivos onde se encontra a lista de presentes ou ainda, o que os noivos gostariam de ganhar ou estão precisando para a nova residência.
Outras pessoas afirmam que SIM, que anexar o cartãozinho indicando onde está a lista de presentes de casamento do casal, passou a ser uma prática tão comum que deixou o item elegância/deselegância de lado. Estas pessoas afirmam que hoje, com a correria do dia a dia, todos primam pela praticidade e conforto, sobretudo pela facilidade das compras online.
Elas dizem que muitos convidados preferem presentear os noivos com itens escolhidos por eles, de acordo com o gosto e a necessidade do casal, a presenteá-los com algo que talvez já tenham ganho ou ainda que não agrade aos mesmos, o que de certo modo também é prático para os pombinhos, pois evita aquele troca troca de presentes após o casamento.

Lista de Presentes De Casamento Lista de presentes no convite de casamento {Pode ou não pode?}
Foto: http://mundoindica.com.br/
Nós, moças casamenteiras, temos uma opinião um pouco contraditória. Embora a gente realmente considere deselegante anexar o bendito cartãozinho no convite de casamento somos a favor de tal prática, por algumas conveniências.
Uma delas é fugir da situação constrangedora criada quando algum convidado pergunta o que o casal gostaria de ganhar. Isso sim é que é desagradável e poucos têm coragem de responder. A maioria dos casais responde “ahhh dá o que você quiser dar”, o que faz com que, por vezes, os noivos acabem por ganhar algo que não gostem ou ganhem presentes repetidos.
Você poderia pensar, sim, mas isso é fácil de resolver: basta trocar o presente!
Mas você não acha muito mais desagradável receber o seu convidado na sua nova casa e ter que vir a falar, quando questionado, que vocês preferiram trocar o presente escolhido por ele por outro? Pense bem.
Não vemos a indicação da lista como uma obrigação para o convidado e sim como uma sugestão do que dar, caso ele tenha a intenção de presentear o casal. Para tanto, quando for anexar o cartãozinho da loja ao convite de casamento, coloque-o no verso do convite, preso por um pequeno clipe, com os dizeres: “para sua comodidade, nossa sugestão de itens para nossa nova casa encontra-se na loja tal”. Deste modo, a indicação da loja onde se encontra a lista de presentes do casal é feita de forma mais educada e delicada.

27151 bride and groom kiss passionately in large crowd people unaware Lista de presentes no convite de casamento {Pode ou não pode?}
Foto: http://www.greglumley.com/ 

Link permanente para este artigo: http://www.mocascasamenteiras.com/2013/02/lista-de-presentes-no-convite-de-casamento-pode-ou-nao-pode.html