«

»

Imprimir Post

Mesa Posta {Um pequeno guia para noivos e convidados}

A confusão é unânime! Noivos e convidados, muitas vezes, se vêm perdidos diante de uma mesa posta em uma recepção de casamento – os noivos, por não saberem quais utensílios devem estar presentes nas mesas, e os convidados, por não entenderem muito bem a disposição dos inúmeros talheres, pratos e taças.

O primeiro passo é saber que na mesa só se coloca o que será usado, portanto já dá para saber a quantidade de pratos que será servida somente de olhar para a disposição dos utensílios na mesa.

O segundo é saber que tudo segue uma sequência. Deste modo, não há por que se sentir perdido em meio aos talheres. Lembre-se sempre que a sequência correta inicia-se de fora para dentro. Garfos à esquerda e facas à direita. Talheres para sobremesa logo acima dos pratos. À esquerda, ao lado dos garfos, ou sobre os pratos acomoda-se o guardanapo, que deve estar impecavelmente dobrado. O uso do porta-guardanapo é opcional.

Se há uma colher à direita, isso significa que a refeição se iniciará com uma sopa. Se existem dois pratos, serão servidos uma salada e o prato principal, ou uma entrada quente e o prato principal, e assim por diante. Para cada prato há garfos e facas específicas. Portanto, ao terminar a refeição jamais deixe os talheres sobre a mesa. Coloque-os dentro do prato, alinhados em paralelo e nunca cruzados.

A disposição das taças na mesa, por sua vez, segue a altura das mesmas. Acima e à direita dos pratos, posiciona-se primeiro a menor das taças – a de vinho branco. Um pouco mais acima e à esquerda desta, a de vinho tinto. Seguindo a mesma linha, ao lado da taça de vinho tinto coloca-se a de água e finaliza-se com a taça para champagne um pouquinho mais acima, quase ao lado da taça de água, à direita. Parece complicado, mas não é. A imagem ilustra claramente esse posicionamento.

O pratinho à esquerda é para o pãozinho, que deve ser partido sempre com a mão, e nunca com a faquinha que o acompanha. Esta deverá ser usada para passar a manteiga ou o patê no pão. Com as mãos, corte um pequeno pedaço, delicadamente, passe com a faquinha o que estiver sendo servido e coma, repetindo sempre esse mesmo processo. Jamais, faça um sanduíche e leve o pão inteiro à boca; é extremamente deselegante.

Após terminar a refeição o guardanapo deve ser deixado sobre a mesa mesmo, indicando que foi utilizado.

Viu só? Não é nada tão complicado assim. São apenas algumas regrinhas de etiqueta para garantir a formalidade necessária a ocasião.

 

021413 1610 MesaPostaPa1 Mesa Posta {Um pequeno guia para noivos e convidados}

Fonte: http://casadaaos22.com/

Link permanente para este artigo: http://www.mocascasamenteiras.com/2013/02/mesa-posta-para-noivos-e-convidados.html