«

»

fev 13

Imprimir Post

Tudo junto e misturado! Cerimônia e recepção no mesmo local

vineyard wedding large tree ceremony Tudo junto e misturado! Cerimônia e recepção no mesmo local
Foto: http://jessicaralph.blogspot.com/
Em uma época não muito distante, o ritual do casamento era sempre o mesmo: a cerimônia religiosa era celebrada na igreja e, a seguir, os convidados se dirigiam para um buffet para a festa de casamento. Entretanto, nos dias de hoje, é cada vez mais frequente a realização da cerimônia religiosa no mesmo local da recepção. Os motivos para esta mudança são variados – noivas que não sonham em se casar na igreja, noivos adeptos de outras religiões, noivos que se casarão pela segunda vez, desejo de se casar em um lugar mais informal, economizar na locação/decoração dos espaços, comodidade e praticidade, entre outros.
De fato, realizar a cerimônia religiosa de casamento no mesmo local da recepção traz excelentes benefícios para os noivos e os convidados.
Para os noivos, esta é uma ótima solução para quem não quer enfrentar as filas de espera para marcar a data do casório nas igrejas mais “badaladas” (há igrejas em que a espera chega a dois anos). A dificuldade em conciliar a distância entre a igreja e o local da recepção também é resolvida, já que, por vezes os dois locais de preferência da noiva ficam distantes um do outro. Sem o deslocamento da igreja para o buffet – que em cidades como São Paulo pode ser um caos – os noivos podem aproveitar ainda mais cada minuto do tão esperado dia. Finalmente, não se pode deixar de levar em consideração que o orçamento tem uma redução considerável, em virtude da economia com os custos da igreja, decoração, coral e aluguel de carro para os noivos.
Para os convidados, além de se eliminar o transtorno do deslocamento entre os dois locais, especialmente nas noites de sexta-feira, evita-se também o gasto com dois serviços de manobrista. Isso sem contar que, dependendo da disposição do mobiliário no salão, as pessoas podem assistir a cerimônia confortavelmente, já nos lugares em que permanecerão durante a festa.
Aos poucos os espaços para eventos vão se adaptando a esta nova realidade, criando ambientes diferenciados para a realização da cerimônia e da recepção no mesmo local, cuidando para que cada um siga sua especificidade sem deixar de lado a elegância, a praticidade e o conforto. E mesmo para os locais onde há apenas um ambiente, é possível, com a orientação de um ótimo decorador, criar um espaço incrível para a realização da celebração.
É importante ressaltar que, mesmo sendo realizado fora da igreja, o casamento tem o mesmo significado e importância, e deve ser conduzido como tal. Desde a triunfal entrada da noiva, passando pela troca das alianças, até o tão almejado “eu os declaro como marido e mulher”.
Neste momento, é imprescindível lembrar que os padres da Igreja Católica Apostólica Romana não são autorizados a realizar casamentos fora da paróquia. Será necessário convidar um Reverendo, um Pastor, um padre da Igreja Ortodoxa ou Anglicana, por exemplo, para celebrar a união. A figura do celebrante de casamento também ganha destaque neste caso, ao realizar uma cerimônia de casamento diferenciada, mais adaptada à realidade dos noivos, fazendo menção ao amor e a história do casal, tornando a celebração cheia de significados, mas, por vezes, desvinculadas dos rituais religiosos.
O casamento realizado fora da igreja requer uma estrutura e assessoria eficiente, para que tudo ocorra em perfeita harmonia e no tempo adequado. Tudo deve ser muito bem planejado e executado para que o andamento da festa não seja prejudicado e o resultado final seja perfeito.
c1 Tudo junto e misturado! Cerimônia e recepção no mesmo local

 

c2.bmp Tudo junto e misturado! Cerimônia e recepção no mesmo local

 

c3 Tudo junto e misturado! Cerimônia e recepção no mesmo local

 

c4 Tudo junto e misturado! Cerimônia e recepção no mesmo local

 

c5 Tudo junto e misturado! Cerimônia e recepção no mesmo local
Fotos: Estúdio das Meninas

Link permanente para este artigo: http://www.mocascasamenteiras.com/2013/02/tudo-junto-e-misturado-cerimonia-e-recepcao-no-mesmo-local.html

Comente pelo Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*