«

»

Imprimir Post

Acerte na quantidade!

imagesCAIRTT6X Acerte na quantidade!
Foto: http://caras.uol.com.br/
Planejamento, organização, economia e bons fornecedores garantem parte do sucesso de qualquer casamento. A outra parte fica a cargo de comida e bebida de ótima qualidade, boa música e a animação dos noivos e convidados.
Sabemos que a parte mais dispendiosa de um casamento é a gastronomia, incluindo serviço de buffet, bolo, doces, bem-casados e bebidas. Sendo assim, acertar na quantidade é fundamental. O ideal é que não falte, mas que também não sobre a ponto de ser considerado desperdício.
Pensando nisso, para fazer o cálculo da quantidade necessária é importante que algumas informações sejam definidas. Deve-se levar em conta o tempo de duração o e o horário da festa, o tipo de serviço de buffet servido e a quantidade de crianças, jovens, mulheres e homens presentes na recepção.
O tempo de duração da festa conta muito. Quanto maior o tempo, maior será o consumo de comida e bebida. Para recepções em que o almoço ou o jantar são precedidos por um coquetel, o consumo do prato principal é menor. Em geral, crianças, mulheres e pessoas mais velhas comem menos. Na hora de calcular a quantidade de comida e bebida, deve-se contar cada 2 crianças como 1 adulto.
Jovens e homens ingerem maior quantidade de bebida alcóolica. No verão, bebidas como água, refrigerantes e cerveja são mais consumidas; no inverno, aumenta-se o consumo de vinho. Em festas animadas por banda ou dj, que duram até altas horas, o consumo de bebidas é bastante elevado.
As quantidades aqui sugeridas são realizadas com base no consumo médio de uma pessoa, para um coquetel, coquetel + prato quente, almoço e jantar, que são os tipos de buffet mais utilizados. Vale lembrar que algumas consomem mais e outras menos do que os valores aqui indicados.
Traduzindo em números:
v  Canapés e Salgadinhos
ü  Coquetel + almoço ou coquetel + jantar: 5 a 8 unidades por pessoa se houver almoço ou jantar em seguida;
ü  Coquetel + prato quente: 12 unidades por pessoa se houver um prato quente em seguida;
ü  Coquetel: 15 a 18 unidades por pessoa se houver apenas coquetel.
v  Entradas e Pratos quentes
ü  Frutas e vegetais: 120g por pessoa;
ü  Massa: 150g por pessoa se for servi-la como acompanhamento e 200g se for servi-la como prato principal;
ü  Carnes ou peixes: 200g por pessoa; para churrasco, 300g por pessoa;
ü  Arroz ou outro tipo de acompanhamento como farofa ou batata, por exemplo: 50g por pessoa;
v  Sobremesa
ü  1 prato por pessoa.
v  Bolo
ü  Em geral, quando o bolo é servido, grande parte dos convidados já está satisfeita. Deste modo, calcula-se para apenas 60% dos convidados, para que não haja desperdício.
ü  60g por pessoa se houver sobremesa e 100g por pessoa se não houver sobremesa.
v  Doces e Bem-casados
ü  Doces: 5 a 6 unidades por pessoa;
ü  Bem-casados: 2 a 3 unidades por pessoa.
v  Bebidas
ü  Whisky: 1 garrafa para cada 10 pessoas;
ü  Champagne ou Espumante: 1 garrafa para cada 2 pessoas se for servido durante toda a festa e 1 garrafa para cada 8 pessoas se for servido apenas durante o brinde;
ü  Vinho: 1 garrafa para cada 2 pessoas quando for servido durante o coquetel e 1 garrafa para cada 4 pessoas quando for servido durante o almoço ou jantar;
ü  Cerveja: 1 garrafa para cada pessoa em uma festa onde forem servidos água, refrigerante e água; 1 garrafa para cada 4 pessoas em uma festa onde forem servidos também vinho tinto e vinho branco; 1 garrafa para cada 6 pessoas se servirem, além das opções anteriores, whisky.
ü  Coquetel de frutas: 750ml para cada 25 pessoas;
ü  Refrigerante: 400ml em uma festa onde serão servidas outras bebidas e 600ml em uma festa onde serão servidos apenas refrigerantes e água;
ü  Água: 200ml por pessoa.
Algumas dicas podem ajudar no planejamento. Se a ideia é economizar não exagere na variedade de pratos. Quanto mais opções disponíveis, mais os convidados irão querer experimentar um pouco de cada, podendo levar ao desperdício.
Caso esteja na dúvida do que servir aos seus convidados, aposte em opções que saiba que agradará a todos, ou a maior parte. Deixe os pratos exóticos para outra ocasião.
48 polenta via Zest Cozinha Criativa Acerte na quantidade!

Link permanente para este artigo: http://www.mocascasamenteiras.com/2013/03/acerte-na-quantidade.html